Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Subscribe to our newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam


O I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura visa realizar uma seletiva de produções literárias inéditas, a saber, de conto e poesia, que tem como objetivo visibilizar a autoria de negrxs, indígenas ou pessoas transgênero do Estado de Mato Grosso. A falta de diversidade do mercado editorial brasileiro é notória e, avaliada especificamente a situação no estado de Mato Grosso, essa ausência ou escassez de publicações fica ainda mais evidente.

Neste sentido, o concurso literário se configura como uma iniciativa social e cultural, por promover a escrita e as histórias de grupos não brancos ou transgênero – uma preocupação que acompanhou a carreira e vida de Rodivaldo Ribeiro, idealizador da revista virtual de arte e cultura Ruído Manifesto. Logo, além de objetivar fazer circular as vozes de autorxs dos grupos tidos como minoritários – que, sabemos, são a maioria não privilegiada no país –, o concurso homenageia o escritor, músico e jornalista Rodivaldo Ribeiro, falecido em julho de 2020, que sempre foi reconhecido no cenário cultural mato-grossense por contribuir na luta pela igualdade de oportunidades e denúncia do preconceitos racial, social e de gênero.

A Ruído Manifesto se engaja em ações que combatam essa disparidade na recepção de autores não brancos e transgênero e que abram espaço para literaturas já existentes, mas ignoradas por um sistema mercadológico que se pauta ainda em uma lógica de não enfrentamento das desigualdades e do silenciamento estético e político de escritas e potências criativas que reconfiguram a cultura e a história brasileiras.

O concurso literário de contos e poemas dará vida a uma antologia – um livro físico – que engendra um espaço para a diversidade no que tange à autoria, preserva a memória de Rodivaldo Ribeiro, premia xs autorxs contempladxs com um valor em dinheiro (R$ 12.000,00 [doze mil] no total) e estabelece Mato Grosso como um território em que a diversidade racial e de gênero é valorizada, revelando ao público – tanto de especialistas como de demais leitores – novas vozes para a literatura do estado e do Brasil.

As inscrições se iniciam no dia 16 de janeiro e se encerram em 16 de fevereiro. Os 20 selecionados, 10 em cada categoria – conto e poesia, serão conhecidos em 12 de março após rigorosa análise da curadoria (formada por Luciene Carvalho, poeta que pertence à Academia Mato-Grossense de Letras, Luana Soares e Sol Ferreira). Já a divulgação dos premiados, do primeiro ao quinto lugar nos gêneros contemplados, ocorrerá em 14 de março.

O I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura conta com incentivo da Lei Aldir Blanc, em edital lançado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

 

Acessa o regulamento aqui: REGULAMENTO – I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura

 

 

 

.