Sete poemas de Lívia Bertges
Lívia Bertges (1987, Juiz de Fora – MG) apaixonou-se pela literatura quando integrou o grupo Contadores de Histórias do Colégio Metodista Granbery. É doutorando em Estudos Literários no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem – PPGEL/UFMT (Cuiabá, MT) e desenvolve projeto sobre Poesia Visual Contemporânea. Realizou estágio doutoral na Sorbonne Université (Paris, França), onde participou da organização de eventos com enfoque na produção Literária Brasileira Contemporânea. É mestra em Estudos Literários (PPGEL/UFMT) e também em Langues et Cultures Etrangères (Université Stendhal/Grenoble III). Publicou artigos acadêmicos relacionados a poesia nas revistas Outra Travessia, Desenredo, Recorte e eLyra.
***
Lição
Lição um: puxar o cadarço
formar borboleta
Lição dois: repetir
apagar a borboleta precedente
Lição três: puxar as pontas
Simultâneo apagamento
de borboletas
em nós estruturais.
Borboleta nova torna laço
—————————-gruda no colo do pé
o couro.
Repete
várias vezes
por dia.
Em desenhos, a depender da espessura, cor e tamanho.
Os calçados contornam labirintos,
criam fitas-métricas,
amontoam-se em pilhas trançadas,
distintas categorias.
Sapato-cálcio:
envelope de mensagem protegida
Sapato-magnésio:
envoltórios de equilíbrio perfurado.
Sapato-chumbo:
embalo motor que caça um corpo vivo.
Lição quatro: escolher
Formar desenhos com os pés
Lição cinco: repetir
apagar, pisar,
retraçar e enxergar borboletas.
Lição seis: puxar
os nós,
torna-los apertados
o suficiente para
nova ruptura
Repete
várias vezes,
por dias.
*
Cabe?
Cabe?
No chão
Abertura frontal:
um tipo de corte –
feito acidente
risco desejado,
escrito em vermelho
inscrição de
um instante
miragem.
Cabe ao olho
cruzar
boca e pele
Cabe a morte anunciada?
Cabe?
Cabe a pedra
porosa
suportar
absorver
o peso de tantos
animais?
Reduz-se ao nada
na cena:
rato e corvo
tripas e asas
cinza e preto:
autofagia.
Cabe na abertura,
um corte,
um sinal:
corvo e rato
realçam-se
no chão
boca absorve.
a pele
suporta
como fibra.
Poros
Arrepiam.
Foco contraído
Aproxima.
Cabe
Vestígio
coagulado
na paisagem.
Paris, 21 de março 2018
*
Opaca
Opaca,
aparece verde esmaecido:
o verde cozido vegetal
de coração concha,
de pétalas ressecadas,
revigorado à gordura.
Boca suga pontas,
pontas na borda muscular,
recobre vias gustativas.
Em pulsões, a anatomia primaveril
motiva ondulações no prato.
Desenha caracóis.
Chega-se aos pelos,
toque fino, um macio
esbranquiçado e roxo,
eminente proteção
ao ritmo tácito final.
Fraturado.
Ruidoso.
A espátula a dessecar…
duração: um minuto e meio.
Suor repentino.
Fraqueza.
Fome.
Em seguida,
dor.
*
Ato
À Natasha Centenaro
Em nome e sobrenome,
com pingo vermelho
nos lábios, reconhece-a.
Ela, em estatura e voz,
música interminável.
Ela, vida em troca
—————–troca de vida
——————————–em cenas e espetáculos.
Tudo é rápido,
———-como nas peças contemporâneas.
Digestão
lenta.
Chega e deixa malas!
– Pesam quanto? – Conseguimos mensurar?
– Posso habita-las? Tenho método.
Ela responde, sim!
Entre blusas, casacos,
pastas, livros, sapatos,
recolhe um a um.
Em cada contato imagina episódios.
Deixa repousar: o afeto.
Separa,
redobra,
empilha.
Sente o frescor de roupa
pronta em perfumes.
Posterga ali, ao máximo…
até o último suspiro.
Aquele
ato
interno,
de coragem,
espessura e
código secreto.
aquele ato de reatar,
camada à camada,
um despertar alegre.
um cingir
—-de mãos –
————-simples enlace de dedos à alça
em
————-viagem
———————————-acompanhada.
*
Alfa
curiosa é a excitação das partículas
na fenda luminosa
transluzente.
Nano pontos rebatem-se no ar,
——————————-dançam cruzadas.
—————-Em um sopro leve
———————————-desmaterializam.
—–Dilaceram-se em componentes
———————————–estágios de energia
————————————————-campo quântico.
————————————————-Pulverizam-se no ambiente:
claridade caótica.
*
Afeto
De tudo que fica –
além das fraturas no dorso, sublinhando textos –
sai
ser estático – repuxos musculares,
ser peso – emaranhado.
o escrito
o repetir,
(re)
…
– ir –
água quente
que flutua, em compressa, uma sobrevida.
De tudo que sai –
além das ladainhas, experimentos, contornos, expectativas –
Fica
o ferrete, crava passagens.
a flor, de arranque forçado.
– além das linhas pontilhadas –
fica
e sai
afeto, sentença plural.
Como um abraço,
fricção segura,
no seguir.
*
Fulcro
Os bicos dos seios
resvalam-se
maduros
afoitos
no dorso.
Os bicos sugados
estremecem
ductos brancos
em leito interno.
Sangram?
Tocados,
irrigam
enrijecem.
Apontam para onde?
Se fora:
euforia, tesão.
Se dentro:
medo, tensão.
Seios:
feito olhos cravados,
na cicatriz torcida,
coçam, sem criança a alimentar.
Marcam perdas,
os re-cortes.
A pele sensível
enrosca no tecido
e soluça.
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