Três poemas de Pádua Fernandes
Pádua Fernandes (Rio de Janeiro, 1971) é autor do livro de contos Cidadania da bomba (São Paulo: Patuá, 2015), do ensaio Para que servem os direitos humanos? (Coimbra: Angelus Novus, 2009) e dos livros de poesia O palco e o mundo (Lisboa: &etc, 2002), Cinco lugares da fúria (São Paulo: Hedra, 2008), Cálcio (Lisboa: Averno, 2012; São Paulo: Hedra, 2015) e Código negro (Desterro: Cultura e Barbárie, 2013). Cálcio também foi publicado na Argentina, em tradução de Anibal Cristobo para o espanhol (City Bell: De la talita dorada, 2013).
O poema “Canção de ninar com fuzis” é inédito.
*
Dentes com metacarpos
para Julián
Meu amigo para diante do abismo,
procura os pais desaparecidos;
o que encontrará, não sabemos,
o quanto suas mãos mergulharão
na matéria viscosa do nada, ignoramos,
que tipo de nada, porém humano,
dele retirarão, resta saber,
embora imaginemos
que no fundo do abismo
outro se abra
e depois outro
indefinidamente.
Vejo que meu amigo murmura,
mas não comigo;
fala com suas mãos,
ensina-lhes que o abismo é uma terra
sobre a qual pisamos
todos os dias
e que pode ser escavado
da mesma forma que o tutano
dentro dos ossos.
Ele sussurra para as mãos
No mundo inteiro
quase só há desabrigo,
todos os refúgios da humanidade
compõem-se principalmente do abismo.
Os felizes que nele caem
parecem crer
que nada há mais profundo
do que o humano
e que os homens
desde sempre
foram filhos da queda.
Suas próprias mãos não acreditam nele.
Meu amigo salta para o abismo;
grito, mas a queda não ocorre,
retém-no na superfície
a superfície do nada.
(Do livro Cálcio [Lisboa: Averno, 2012; São Paulo: Hedra, 2015])
*
I
há partes da música que podem ser cantadas. por óbvio, não são as melhores.
há trechos em que ela simplesmente representa o que está em cena; por exemplo, no estupro da operária, o solo do violino sendo eclipsado pelos trombones; em outras ocasiões apenas cria um contexto formal que não está estreitamente ligado ao conteúdo do que ocorre. por exemplo, a fuga a oito vozes na cena de corrupção no tribunal. ela se repete na cena em que os garis jogam o lixo no bueiro antes da enchente.
de fato, é impossível conduzir a peça, porque há pelo menos três desenvolvimentos musicais divergentes a cada instante. portanto, o melhor para os músicos é eles saberem apenas a própria parte, ignorando a dos outros e o maestro.
a partitura é tão extensa e complexa que nunca consegui decorá-la. e não dá para lê-la inteiramente durante a execução. tenho que contar com a sorte.
é claro que o público também não consegue acompanhar tudo o que está acontecendo. então, não faz diferença que tudo seja tocado ou não. eu já cortei diversas partes que não entendia e nunca um crítico reclamou.
(no entanto, quando programei em computador a peça, e tudo soou, vi logo que faltava alguma coisa. faltava tudo o que não conseguíamos e que era o mais belo de toda a música.)
é verdade que outras partes desta música estão sendo tocadas em outros lugares. os maestros nem sabem disso. ou que são maestros. eu mesmo nunca vi a partitura. tive que adivinhá-la. a sua pergunta também foi composta.
é melhor não lhe dar um nome.
II
ela dizia: “cumpre introduzir o mundo na música. a orquestra do século XIX não representa a sensibilidade do homem de hoje. os instrumentos medievais, embora sejam a moda atual, não são o tempo atual, pois moda é roupa e o tempo, o corpo nu.
urge colocar na música do nosso tempo os sons de nossa era. por exemplo, o fax. diversas cantoras populares, representando a sensibilidade das gravadoras e rádios contemporâneas, já o incorporaram a seus agudos. a música popular comercial, porém, ainda está muito atrasada, pois ainda crê que são músicos (mesmo que não saibam ler, ou tocar, ou cantar) os criadores.
quero desmistificar a produção musical; se o fuzil é dos mais comuns instrumentos de nossa época, nada melhor do que os próprios assassinos, e não violinistas, para manejá-lo; a polifonia do tráfego só se revelará em toda sua riqueza composicional quando executada pelo próprio; o microcomplexo acorde das bombas não tem o mesmo efeito vibrante, se programado em computador.
serei uma pioneira em defender esta concepção artística? eu, que apenas desejo dar a idade a si mesma?
de fato, vejo que o mundo já está adotando as minhas ideias. ouço minha composição onde quer que ande. este estrondo, aquela buzina, os tiros, todos fazem parte de minha partitura” dizia. depois, porém, descobriu que era deus e, como tal, se desinteressou completamente da música, e o mundo prosseguiu com os ruídos normais, desprovidos de qualquer intenção criadora.
III
nunca fiz como esses velhos e revelhos compositores antedatados, como bach, beethoven e berg, que passavam mensagens extramusicais com a pueril associação das notas musicais às letras do alfabeto. embora esse músicos tenham algumas composições de valor, todas encontram-se comprometidas por sua metodologia errônea.
não tenho esse problema; descobri que a música é viva, é um corpo, e associei as notas musicais aos órgãos. canto seres vivos que não me inspiraram, e sim nasceram de meu canto. arte não é imitação da natureza, mas uma natureza ela mesma. por vezes faço nascer monstros de sete pernas e três braços; a eles chamo deuses, exatamente como os hindus, deuses da criação. em certas ocasiões, o corpo não é humano e verás que meu cisne, ao contrário da caricatura odiosa de saint-saëns, não está morrendo por causa de um trêmulo no violino, e sim do vírus que corrompe a tonalidade e a vence.
isso explica, também, a relação reversa: o corpo tornar-se música. se agora me relaciono amorosamente com outros homens, é porque os acordes que nascem dessas uniões proporcionam maior prazer musical.
e porque não há nada em música que não se expresse como um corpo, com as mesmas leis de circulação, respiração e fome, e nada há no corpo que não possa ser representado em termos musicais, como pausa, intervalo e desenvolvimento, substituí as partituras por fotos minhas. com as instruções anexas, saberão executar bem a minha obra mais universal, menos pessoal.
hão de perguntar por que não lhes entregar pedaços de meu próprio corpo; ora, o caminho inverso também é verdadeiro. minha carne, quando vocês lerem isto, também será apenas música, vontade e não representação. e mais sutil: terá todos os matizes do silêncio.
(Do livro O palco e o mundo [Lisboa: &etc, 2002]).
*
Canção de ninar com fuzis
não há placas lá fora dizendo que é proibida a entrada de negros aqui
o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas
Vamos flexibilizar muito o porte de arma no Brasil.
Só não vamos fazer pacto com o diabo
quem mata não é a arma, é a pessoa que está ali
Quem tem que ter medo é o pessoal da esquerda
Se agir com energia é torturar, vai ser torturado
É uma grande mentira atribuir o adjetivo de ditadura ao regime implantado no Brasil
daria golpe mesmo
Se eu afundar, não é vocês não, é o Brasil todo que vai afundar junto
eu sou favorável à tortura, tu sabe disso
naquele tempo [da Bíblia] não tinha arma de fogo, se não com toda certeza seria ponto 50 e fuzil
Calma que sua hora vai chegar, marmita de corrupto preso!
Jesus Cristo não foi totalmente passivo. Expulsou os vendilhões do templo. Se tivesse arma de fogo, seria usada
Perguntei sim. “Quer atirar? Bota o dedinho aqui”, falei, com o pai do lado.
preservação da vida humana desde a sua concepção, da formação familiar tradicional
Foram quatro homens, a quinta dei uma fraquejada e veio uma mulher
Temos que mudar isso daí
eu falei que eu não a estuprava porque você não merece
Essa num concurso de bunda entrou com a cara e perdeu.
filho começa a ficar assim, meio gayzinho, leva um couro e muda
Algum jornalista acha mesmo que vou sair perguntando o que cada um faz na sua intimidade para indicar a cargos no governo?
não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja, eu não corro esse risco
todo mundo terá uma arma de fogo em casa
quem ensina sexo para criança é papai e mamãe
A maioria dos homossexuais é assassinada por seus respectivos cafetões, em áreas de prostituição e de consumo de drogas, inclusive em horários em que o cidadão de bem já está dormindo
sempre que ocorre excesso de profissionais a lei de mercado faz com os jovens busquem alternativas
os índios devem ser integrados a nós
fazendo um trabalho que o regime militar não fez, matando uns trinta mil
Lembrem-se: nosso país não é uma facção criminosa
Meus filhos todos atiraram com cinco anos de idade, real, não é de ficção nem de espoleta não:
O direito à vida é inegociável!
Tinha que ter apanhado mais para aprender a ficar calada, mais uma palavra e acabo com a sua vida
A diferença entre a ONU Mulher e os esquerdistas é….nenhuma! Tudo é vitimismo canalha o tempo todo!
Feminazis, não PASSARÃO!
Racista é o cu da sua mãe, militante esquerdista nojento!
Quando um traficante mata um negro eu não vejo ninguém falando de racismo
Enfia a justiça no cu
se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não.
Usualmente, Anistia Internacional, Direitos Humanos, ONU…. só servem para defender o que não presta!
O nazismo é política de esquerda. Isto é inegável.
O meu ciclo de tentar ajudar diretamente chegou ao fim.
FUNÇÃO DA ONU: Estupradores e assassinos respiram aliviados
Campanha Nacional: ONU, VÁ TOMAR NO CU!
Com todo respeito: PUTA QUE PARIU…. essa ladainha imbecil não acabará nunca?
meus filhos foram muito bem educados
Bandido no Brasil deita e rola em cima de nossas leis e da Justiça!
Devolveremos o Brasil aos brasileiros de bem!
vai faltar toco de bananeira para nós nadarmos até a África ou até os Estados Unidos