Retrospectiva do Caos (Mostra CineCaos) – Por Eliete Borges Lopes
A Mostra CineCaos é um dos eventos audiovisuais que movimenta os apreciadores da sétima arte, os cinéfilos e os amantes de obras mais políticas, sangrentas, trashs e viscerais em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Já é assim desde 2015. Após cinco edições consecutivas, infelizmente, em 2020, não tivemos CineCaos devido à crise sanitária provocada pela Covid-19.
Já em 2021, ano novo, edição nova. Os organizadores da mostra preparam a sexta edição, que, certamente, chegará para mais uma vez abalar as estruturas da cidade.
Convidamos Eliete Borges Lopes, idealizadora e diretora do CineCaos, para apresentar a mostra e o catálogo da quinta edição, realizada em 2019.
Viva o cinema underground! Viva o cinema de ideias e de guerrilha! Viva o CineCaos!
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Retrospectiva do Caos
“O caos é anterior a todos os princípios de ordem e entropia, não é nem um deus nem uma larva, seu desejos primais englobam e definem toda coreografia possível, todos éteres e flogísticos sem sentido algum: suas máscaras, como nuvens, são cristalizações da sua própria ausência de rosto” (Caos: Terrorismo Poético & Outros Crimes Exemplares. Hakim Bey 2003).
O projeto CineCaos é bem conhecido por sua identidade com os movimentos musicais e de audiovisual, no entanto, vou rapidamente relembrar uma outra perspectiva do projeto: a primeira edição da Mostra CineCaos, em 2015, contou com a exibição de filmes que agregou um público que transita entre a cultura jovem underground, o gore e o trash. Na segunda edição, o projeto incluiu o público universitário da Universidade Federal de Mato Grosso, principalmente os calouros. Na terceira edição, o CineCaos já possuía um público jovem formado, cativo, por assim dizer. O projeto foi direcionado a sessões específicas para escolas estaduais, por percebermos a aderência do gênero à cultura juvenil e jovem-adulta. No ano de 2018, a mostra realizou sessões com debates voltados aos estudantes da UFMT, bem como oficinas formativas para a Escola Estadual Ferreira Mendes. A composição da mostra daquele ano contemplou performances, exposição de artes visuais, debates, palestras, oficinas, exibição de filmes e show de encerramento. Em 2019, na sua 5ª edição, a mostra contemplou um show de abertura, com a banda GTW, e a exibição de seu documentário, apresentações de teatro, performances e exposição de artes visuais. Além disso, foi possível disponibilizar gratuitamente um curso de formação de produção audiovisual formado por seis oficinas técnicas (Roteiro, Direção, Preparação de Elenco, Maquiagem, Captação de Som e Fotografia e Edição), que deu conta da formação inicial, para que os inscritos aprendessem a produzir um filme do começo ao fim dispondo de baixo orçamento. O encerramento do evento se deu com show de três bandas locais. O evento reuniu pelo menos 400 pessoas nos cinco sábados do mês de agosto de 2019. Destaca-se a propositura de fomentar o trabalho de pequenos empreendedores do ramo de alimentação, produção, locação de equipamentos e profissionais autônomos da área de música, mídias, jornalismo, artes plásticas e performers. Além de servir como uma espécie de estágio para estudantes das áreas de comunicação e artistas autodidatas.
A partir de sua segunda edição (2016), o CineCaos passou a investir na perspectiva formativa, ampliando sua abrangência e seu conteúdo. Em 2017 foram oficinas direcionadas para a escola pública, em 2018 ampliou-se para atender aos calouros da UFMT, por meio de sessões comentadas, ao estilo do cineclubismo, e, em 2019, além de sessões comentadas, surgiu a propositura de um curso de audiovisual contemplando todos os segmentos e a entrega de um curta-metragem feito com baixo orçamento e pelos inscritos nas oficinas. O curta se chama 290 Venenos (disponível na plataforma Youtube, no canal do evento). A obra é uma crítica ao agrotóxico.
Assim, o projeto atende à dimensão de divulgação, formação e produção de cinema e audiovisual. O evento gerou também um catálogo de 114 páginas, pela Editora Carline e Caniato (Número ISBN: 978-85-8009-274-5). O catálogo está disponível nesta edição da Ruído Manifesto a quem deseje aprofundar as leituras sobre o gênero e conhecer parte da histórica produção. A obra conta com artigos, críticas e sinopse, com detalhamento dos 39 filmes exibidos na quinta edição da mostra.
Acesse o link abaixo e aprecie o melhor do cinema underground:
Catálogo CineCaos – edição 2019
O CineCaos se propõe desde sua concepção a pensar de forma crítica os conteúdos imersos na vida cotidiana e social, refletir e provocar o debate em torno das diversas questões abordadas pelos filmes. Como os filmes chamados “lado b” em geral tomam para si o diálogo com o inusitado, também se configuram como uma estética possível para a abordagem dos mais diversos temas (gênero, raça, ambiente, política e sociedade) e geram debates e reflexões, como em Embaraço (com direção de Fernando Rick) ou Brasil 2020 (dirigido por Petter Baiestorf), só para citar alguns exemplos dentre as dezenas que integraram a mostra em sua meia década de existência. Portanto, o evento supre diversas lacunas na produção e divulgação do cinema e audiovisual para a formação da cultura jovem e urbana, além de proporcionar a ampliação dos repertórios culturais e o engajamento que visa o protagonismo e a cidadania.
Trouxe essa dimensão mais formativa porque é uma identidade nem sempre visualizada ao primeiro olhar. Como toda a formação jovem inclui o laser e o entretenimento, não poderíamos deixar de dizer que o Caos se faz com muita festa.
Salve Caos 2021!
Eliete Borges Lopes
Idealizadora e diretora da Mostra.
* Eliete Borges Lopes é escritora, ensaísta, roteirista, diretora, poetisa, desenhista, fotógrafa, maquiadora e iluminadora cênica. É autora dos livros de poesias Scarlet e o Branco (Multifoco: RJ, 2012) e Nem Pés e Mil Cabeças (Edição da Autora, 2014). Seu terceiro livro, Passo Meu Ex-Passo, está programado para ser lançado este ano. É responsável pela Mostra de Cinema e Audiovisual CineCaos.