8ª Mostra CineCaos: “A nau dos loucos – mergulho e decolagem de Pazúcus” (2021) – Por Antonio Cuyabano Jr.
A nau dos loucos – mergulho e decolagem de Pazúcus. Direção: Gurcius Gewdner. País de Origem: Brasil, 2021.
Em uma vibe documental e experimental, A nau dos loucos – mergulho e decolagem de Pazúcus evidencia partes da produção e distribuição do filme Pazúcus, dirigido por Gurcius Gewdner. O longa conta com diversas experimentações em torno do gênero documentário ao demonstrar desde o convívio positivo na criação das cenas à vontade estridente de se fazer cinema, ainda mais um cinema não tão bem aceito por academicistas.
Dentre as experimentações que podemos visualizar no longa-metragem, a união dos depoimentos, seguidos das próprias produções apresentadas em caráter making off, nos permite acompanhar de perto como o ator e a atriz atuaram em uma cena. Desse modo, é possível observar as dificuldades que surgiram na própria atuação e também na produção de objetos e figurinos. Ainda assim, o destaque do filme é o de se atentar à harmonia do elenco e da produção, que enquanto realizam o filme, divertem-se. A partir disso, compreendemos grande parte do longa, sua metalinguagem, em que o “fazer filme” acompanha um processo para além da atuação e da própria produção. Dessa maneira, a alimentação, hospedagem entre outros fatores ganham palco, através das histórias e acasos vividos durante a gravação.
Dentre os momentos em que se destacam os personagens envolvidos em Pazúcus, podemos acompanhar a distribuição do filme. Gurcius e sua equipe são levados para diversos países, tão logo visitamos as mostras e festivais de filmes, preenchidas com rodas de conversas e mais experimentações. Ainda assim, devido a essas situações, descobrimos as influências presentes na filmografia de Gurcius. Sua paixão por filmes que fogem de um propósito comercial se expande a diversos diretores e diretoras. A partir de algumas cenas do longa-metragem, o próprio Gurcius manifesta a sua adoração aos filmes de John Waters, ainda que possamos perceber algumas linhas experimentais do cinema brasileiro. Filmes como Superoutro, Areias Escaldantes, A Mulher de Todos e Sem Essa Aranha.
Em Pazúcus, a estridente maneira de representar algo bem interno ao ser humano, preso dentro de seu intestino delgado, tão voraz, compreende a psique humana, em algo se encontra bem escondido. Gurcius traz a gritaria e a explosão de movimentos como uma forma de relacionar o cinema com a vida. Vomitando verdades e a naturalidade comum de se viver na natureza.
* Texto escrito a partir da programação da 8ª Mostra CineCaos (Cuiabá-MT), exibida online e gratuitamente no serviço de streaming brasileiro Darkflix no período de 01 a 10 de maio de 2023.
** Antonio Cuyabano Jr. Cuyabano apenas no nome, natural de Caçapava. Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Mato Grosso. Escritor e realizador cinematográfico.