Um texto de Humberto Pio
Humberto Pio nasceu no ano de 1972 em Mantena, foi criado em Mococa e em 1992 migrou para São Paulo. É poeta, arquiteto e professor. Autor de OFÍC I ÓCIO (Editora Primata, no prelo), Talagarça (Editora Reformatório, 2021) e Coágulo (Editora Reformatório, 2019) – livro vencedor do Prêmio Maraã de Poesia 2018. Sua obra integra as coletâneas Antologia instagramável: poesia concreta, visual e instapoema (Toma Aí Um Poema, no prelo), Poesia minimalista: ou quase (Toma Aí Um Poema, 2022), Prêmio Off Flip de Literatura 2020 (Selo Off Flip de Literatura 2020), Longe de Monte Carlo (Edição do autor, 2020) e Transitivos (Off Produções Culturais, 2011) – apoiada pelo ProAC-SP 2010. Tem poemas publicados em diversas revistas literárias.
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Leitmotiv
1. No tempo em que escrevo um poema de título provisório “Claviculário” visito seu antigo diário na internet. Ela reclamava o olvido de minha dicção num sábado de 2008. Nós desaprendemos tantas coisas no enquanto.
2. Meu amor me diz que há sempre um obstáculo à passagem do ar laríngeo para a produção dos sons da linguagem em mim. Isso poderia indicar que nada fizesse muito sentido naquela saudade, ou em qualquer outra.
3. Ontem, primeiro dia da chamada para a primeira edição impressa de uma revista, surpreendi-me com quatro mensagens de áudio pelo WhatsApp – código de chamada +49 177. Depois de anos sem notícia, a Sra. Kaufmann convidou-me para um café em São Paulo, amanhã. Uma encrenca: soaram-me estranhas intensão, tensão e metástase.
4. Hoje, após o almoço, desci para tomar um espresso no Café Floresta, que fica no térreo do Copan e só fecha na Páscoa e no Natal. Dei com as portas de aço arriadas e o aviso de luto no vidro. Há dias não via o Seu Zé, parece que levou um tombo. Sentirei saudade do convívio: “Ei menino, tá sumido! Como anda a esposa?”. Talvez eu não volte mais a ser menino.
5. Encrenca, palavra de origem duvidosa, só existe no Brasil. Uma hipótese etimológica sedutora é a deriva da rede de segurança criada por prostitutas alemãs em terras catarinenses no final do século XIX. Comunicando-se em iídiche, as “polacas” quando suspeitavam de um cliente com cancro ou outra venérea referiam-se a ele como “ein krenke”, uma doença.
6. Em 1786, Richard Wagner (Leipzig, 1813-1883), revolucionou as artes cênicas com a inauguração do Teatro do Festival de Bayreuth, hoje a meca dos wagnerianos, alarda a Wikipédia. Bayreuth fica a 2h55m (272,3 km) de Utting, via Bundesautobahn 9. Em Utting mora a amiga de infância que incorporou ao nome o sobrenome do marido.
7. A mais famosa peculiaridade do Bayreuth Festspielhaus, originalmente sede provisória do festival, é o “abismo místico”: fosso rebaixado e coberto para a orquestra, à frente do palco. Amoitando os músicos, Wagner evitava a distração do público nas árias. Parsifal, última ópera completa do compositor, estreou no II Festival de Bayreuth, um ano antes de sua morte.
8. Segundo Roland Barthes, “abismar-se” é uma figura do sujeito amoroso, será um aniquilamento oportuno? Nos esquecemos sem querer. Eis um exemplo de voz reflexiva.
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(Fotografia: Marcelo Dacosta [detalhe em p&b do original colorido]).