Breve Antologia do Conto Mato-Grossense (na Internet): Segunda Parte – Por Divanize Carbonieri
Palavra é lavoura é uma coluna criada por Divanize Carbonieri para ressaltar o vigor e a diversidade da efervescente literatura mato-grossense na contemporaneidade. Tem como objetivo oferecer às leitoras e leitores de todos os lugares um panorama mais amplo do que é produzido em Mato Grosso, muito além da soja e do milho.
Divanize Carbonieri é professora, poeta e contista. Autora de dez livros, entre eles as coletâneas de contos Passagem estreita (2019), Nojo (2020) e Nave Alienígena (2022).
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BREVE ANTOLOGIA DO CONTO MATO-GROSSENSE (NA INTERNET)
SEGUNDA PARTE
12) Lorenzo Falcão, “Niterói”. In: https://www.tyrannusmelancholicus.com.br/prosa/niteroi/10077
Narrado na terceira pessoa, é um conto de atmosfera um tanto onírica em que um homem circula pela cidade de moto, vestindo apenas cuecas e meias. Assim como um sonho reúne vestígios de experiências diárias, essa narrativa reveste situações corriqueiras com uma fina camada de insólito.
13) Lucas Rodrigues, “Câncer”. In: https://www.revistapixe.com.br/copia-walesca-cassunde
Escrito no chamado modo dramático, com o emprego apenas de diálogos, este conto apresenta um humor ácido e, ao mesmo tempo, uma visão crítica a respeito da realidade contemporânea. Além da evidente neurastenia da personagem, é examinada a insalubridade envolvida na produção atual de alimentos e bebidas.
14) Luciene Carvalho, “Conta gotas”. In: https://www.revistapixe.com.br/_files/ugd/dd13ef_0a5ac83159994a668565661525bf55fd.pdf (p. 56).
Microconto centrado no relacionamento entre mãe e filha. A protagonista se dirige, numa espécie de monólogo, à mãe e promete, a partir de uma novidade, compensá-la por sua suposta insuficiência na vida. Ao mesmo tempo em que parece manifestar um amor incondicional pela mãe, ela deixa entrever profundas carências.
15) Lucinda Persona, “Vovô morrerá hoje”. In: https://www.revistapixe.com.br/lucinda-nogueira-persona-10-esp
Narrado na primeira pessoa, retrata a vivência da morte pelos olhos de uma criança. Na periferia das ações que se passam em sua casa, por ocasião da morte do avô, um menino centraliza a narrativa. Ao mesmo tempo em que surge como algo cotidiano, a finitude também possui um aspecto de absurdo.
16) Lupita Amorim, “Bem-vinda, travesti! In: https://ruidomanifesto.org/bem-vinda-travesti-um-conto-de-lupita-amorim/
Narrado na terceira pessoa, esse microconto narra a história de Tato, que, com parte de seu primeiro salário, decide comprar uma peruca e iniciar sua montação como drag queen. No entanto, tal experiência permite que descubra algo essencial sobre a própria identidade.
17) Marta Cocco, “Palavra difícil”. In: https://ruidomanifesto.org/um-conto-de-marta-cocco/
Narrado em primeira pessoa, numa espécie de autoficção, esse conto examina relações familiares, sobretudo entre mães, filhas e irmãs. A partir da intertextualidade com a história bíblica de Marta e Maria no Novo Testamento, estabelece uma metalinguagem, em que se discutem sutilmente o fazer literário e o seu papel na vida das mulheres.
18) Paulo Sesar Pimentel, “A ressaca, a estática e as ondas suaves”. In: https://ruidomanifesto.org/um-conto-de-paulo-sesar-pimentel/
Narrado na terceira pessoa, tem como protagonista um velho que insiste em ouvir seu rádio num lugar e num tempo em que isso é proibido. Examina, de forma simbólica, como o autoritarismo se manifesta, cerceando liberdades e individualidades. Impossível não perceber ressonâncias com diversos períodos históricos no Brasil.
19) Paty Wolff, “Manga verde com sal”. In: https://ruidomanifesto.org/tres-contos-de-paty-wolff/
Narrado na primeira pessoa, relaciona o interesse amoroso juvenil ou adolescente com o experimentar de uma manga verde com sal. Ambas as situações têm em comum a vivência de sensações pungentes e intensas. Narrativa em que o que não é dito reverbera nas entrelinhas.
20) Rodivaldo Ribeiro, “Benção”. In: https://ruidomanifesto.org/coracao-de-menino-e-olhos-de-velho-uma-certeza-e-bencao/
Microconto de tom reflexivo composto pelo breve diálogo entre um casal. As falas de ambos os personagens contêm uma densidade filosófica, como se, ao discutir sobre o próprio relacionamento, eles esbarrassem em questionamentos mais profundos a respeito do amor e da vida.
21) Santiago Santos, “Mascate”. In: https://ruidomanifesto.org/mascate-um-conto-de-santiago-santos/
Narrado na primeira pessoa, centra-se na relação entre um homem e seu cavalo. Após muitos anos de aventuras juntos, chega o dia da última viagem. No entanto, essa parece ser uma jornada de retorno, atando o fim da vida ao seu início. Mostrando uma realidade alargada pela fantasia ou insólito, essa narrativa ainda revela um trabalho especial com a linguagem.
22) Wuldson Marcelo, “Filme de estrada”. In: https://ruidomanifesto.org/filme-de-estrada-um-conto-de-wuldson-marcelo/
Narrado na terceira pessoa, apresenta uma linguagem marcada por certo viés cinematográfico, com a presença de alguns elementos mais comuns em roteiros. Durante uma viagem de carro, a relação entre um casal é examinada em meio a discussões e verdades não ditas. A temática envolve a solidão e a incomunicabilidade que rondam antigos relacionamentos.